Atendemos em todo o brasil
Agende o seu voô 0800 719 0990
Atendimento Online
Airbus vai iniciar testes de “carro voador” até o final de 2017
09/09/2016 18:41:45

O City AirBus, como está sendo chamado, será um veículo voador elétrico para múltiplos passageiros com diversos propulsores e muito parecido com um drone.

Além de desenvolver a aeronave, o projeto da Airbus tem por objetivo criar uma estrutura parecida com a do Uber, mas para transporte aéreo e sem tripulação. A Airbus explica que os usuários irão reservar um acento no City Airbus através de um aplicativo. Em seguida, deverão se dirigir ao heliporto mais próximo e então bastará embarcar para serem transportados para o destino. Vários usuários serão transportados ao mesmo tempo numa mesma aeronave.

O projeto enfrenta vários desafios. Hoje não há regulamentação para esse tipo de atividade em nenhuma cidade do mundo. Para entender melhor quais serão as demandas regulatórias, a Airbus irá realizar testes na Universidade Nacional de Singapura em parceria com o órgão local de regulamentação de aviação civil. Para isso, será oferecido aos estudantes um serviço de entrega feito com drones elétricos não tripulados, muito parecido com serviço prestado pela Amazon, mas somente dentro do campus.

A falta de tripulação é um outro desafio tanto na questão regulatória quanto para a segurança de uma maneira geral. A Airbus irá solucionar essa questão tripulando as aeronaves durante todo o período em que a regulamentação será desenvolvida e em que o sistema é testado.

Há ainda outras questões como: Os veículos serão muito barulhentos? Como garantir que não haverá invasão do sistema que controlará as aeronaves? “Para responder à essas questões nós estamos confiando na experiência e no apoio de todo Grupo Airbus” disse Marius Bebesel, chefe de Demonstração de Helicópteros.

A Airbus planeja ter como clientes as empresas de prestação de serviços de transporte de passageiros. O custo da viagem deverá ser quase o mesmo de um taxi, porém muito mais rápido, emocionante e ecológico já que o City Airbus será movido à eletricidade. O seu primeiro voo de teste deverá acontecer no final de 2017.

Fonte:

http://www.airbusgroup.com/int/en/news-media/corporate-magazine/Forum-88/My-Kind-Of-Flyover.html

http://aeromagazine.uol.com.br/artigo/airbus-desenvolve-carro-voador-para-2017_2813.html